English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 21 de março de 2012

Seleção Brasileira júnior feminina comemora hegemonia

Nos últimos 15 anos, a Seleção Brasileira júnior feminina de Handebol subiu nove vezes no pódio em Campeonatos Pan-Americanos. Foram cinco medalhas de ouro - a última na segunda-feira, após vitória sobre o Uruguai por 37 a 33 na final disputada em Santo Domingo, na República Dominicana - e quatro de prata. A hegemonia do time canarinho na base traz ótimas perspectivas em relação à renovação do time Adulto, quinto colocado no Mundial de São Paulo, em dezembro.

A Seleção que competiu em Santo Domingo foi comandada por Morten Soubak, técnico da equipe principal. O objetivo do dinamarquês era, justamente, observar as jogadoras que podem ser aproveitadas nos próximos anos, inclusive na Olimpíada de 2016, no Brasil. A supervisora Jacqueline Alberge Ribas ressaltou que o treinador acompanha esse grupo desde a categoria Cadete.

"Essa geração nunca perdeu um Pan-Americano. Foi campeã Cadete, Juvenil e, agora, Júnior. É um grupo que sofreu poucas alterações, por isso tem ótimo entrosamento e vem ganhando cada vez mais experiência."

No Pan-Americano da República Dominicana, foram cinco vitórias em cinco jogos. As 16 brasileiras que representaram o país terminaram o torneio continental com o melhor ataque (196 gols marcados) e a melhor defesa (100 gols sofridos). Além disso, a equipe teve a melhor jogadora do torneio, a central Deborah Pontes, e três atletas na seleção do campeonato: a armadora-direita Patricia Batista, a ponta-direita Daise Oliveira e a pivô Fernanda Rigo.

O título em Santo Domingo teve papel importante no planejamento da Seleção para o restante da temporada, já que o torneio era classificatório para o Campeonato Mundial da República Tcheca, de 1º a 15 de julho. A meta foi alcançada com a vitória sobre o Canadá na semifinal, já que os três primeiros avançaram. Além de brasileiras e uruguaias, as argentinas também conseguiram a vaga.

O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, destacou que o título e a classificação ao Mundial deram sequência às conquistas da modalidade nos últimos meses.

"Encerramos o ano com o quinto lugar inédito da Seleção Feminina Adulta no Mundial de São Paulo. No começo de março, fomos campeões pan-americanos no Beach Feminino e Masculino, conquistando vagas nos Mundiais. Agora, a equipe Júnior também nos deu essa alegria. Estamos muito felizes. O ano começou promissor e esperamos continuar nessa boa corrente", comemorou o dirigente.

O próximo desafio da modalidade será o Pré-olímpico da Seleção Adulta Masculina de 6 a 8 de abril na Suécia, onde o Brasil brigará pela vaga nos Jogos de Londres.

0 comentários:

Postagens populares