English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Presidente lamenta saída de Javier Cuesta e afirma: "Infelizmente, foi uma decisão dele"

Sem brigas e sem ressentimentos. Para o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz, foi dessa forma que acabou a relação com o treinador Javier Cuesta. A declaração do mandatário sobre o pedido de demissão do espanhol foi em tom bastante amigável. Porém, para o ex-comandante da seleção masculina, responsável pelo ciclo olímpico 2009/2012, ficou um sentimento de descontentamento.

Após finalizar o programa de preparação da seleção visando o Pré-Olímpico de Gotemburgo, Javier havia reclamado da falta de um período maior de treinamennto. Na ocasião, o treinador afirmou que, diante dos problemas, seria melhor abrir mão da disputa. Após a eliminação no torneio realizado na Suécia, encerrado no último domingo, onde o Brasil conquistou apenas uma vitória (sobre a Macedônia) e foi derrotado duas vezes (Suécia e Hungria), o espanhol bateu na mesma tecla.

- Na preparação final para o Pré-Olímpico, não tivemos tempo suficiente. Não treinamos como deveríamos nessa reta final. Além disso, havia uma dificuldade profissional. Eu me dividia em duas funções. Com isso, eu não consegui alcançar os objetivos propostos – afirmou Javier Cuesta.

Na época, questionado pelo AHE! sobre as declarações do espanhol, o presidente da CBHb garantiu que não faltava nada para o comandante. E lembrou que, visando o Pan de Guadalajara, a seleção realizou sua melhor preparação da história.

Mesmo pego de surpresa com a decisão, Manoel Luiz fez questão de exaltar o grande legado deixado pelo treinador. O presidente também explicou que o tempo de treinamento foi menor do que o desejado por Javier. Mas, de acordo com suas palavras, não houve um pedido oficial.

- Infelizmente, foi uma decisão do Javier. Ele é um treinador que contribuiu muito para o handebol brasileiro. Além disso, é um profissional reconhecido no mundo inteiro. É uma pessoa muito especial. Posso garantir que, todos aqui na Confederação, estão sentindo muito a saída dele – disse Manoel.

Deixando de lado a tristeza pelo fato de a seleção não ter conseguido uma vaga em Londres e pela saída de Javier Cuesta, a cúpula da CBHb já está trabalhando pensando nas próximas competições. O Pan-Americano, que será em junho, na Argentina, evento classificatório para o Mundial, na Espanha; além dos Jogos Pan-Americanos de 2015, já estão sendo planejados.

- Já estamos estudando o nome para assumir a seleção masculina. Até porque, já havíamos oferecido ao Javier o cargo de coordenador técnico nacional, função que ele realizou na federação da Espanha. O novo nome deve ser divulgado em breve. Apesar disso, não posso adiantar o nome agora. Ainda não está definindo se o novo treinador será brasileiro ou estrangeiro – finalizou Manoel.

0 comentários:

Postagens populares