English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Palavras do Treinador

Ola amigos Handeboleiros.

É com grande satisfação que falo como treinador esportivo de Handebol da cidade de Congonhas. Sou conhecedor da batalha das pessoas envolvidas com o handebol de Congonhas a pelo menos 5 anos. Sei das dificuldades e de muitos dos problemas enfrentados por todos aqueles apaixonados pela modalidade em nossa cidade. Isso não é uma característica somente da cidade de Congonhas. Só no Brasil existe mais de 1 milhão de praticantes, o que faz do esporte o segundo mais jogado nas escolas do país. Além disso, o Brasil é bi-campeão pan-americano da modalidade, tanto no masculino, quanto no feminino, participou de todos os mundiais a 24 anos, vai sediar o mundial feminino de 2011 (quase ninguém sabe disso) . No entanto, o handebol brasileiro parece fadado ao amadorismo, uma vez que os projetos para o esporte são poucos ou estão começando e sua popularidade não vislumbra grandes horizontes, principalmente pelo handebol ainda estar longe da TV aberta. O país está longe de ser um celeiro de craques por falta de um trabalho de base, mesmo que haja jogadores brasileiros com destaque no exterior.

Meu objetivo é implantar uma cultura da prática de handebol na cidade, começando formando uma base nas escolas e escolinhas de esporte. O que vem acontecendo é uma diminuição dos participantes nos jogos escolares o que “pode ser” resultado de uma falta de incentivo nas escolas. Os dirigentes, (políticos, federações, confederação) não se sensibilizam e não percebem o potencial da modalidade e isso pode ser visto com um presidente da CBHb que esta a sete mandatos no cargo e o máximo que ele conseguiu organizar foi uma liga nacional com 8 equipes, não conseguiu que essa liga tivesse transmissão em canal aberto, não aproveitou o prestígio de Bruno Souza, o PAN do RIO , os bons resultados das seleções feminina e juvenis para popularizar o handebol na mídia e fez com que o handebol deixasse de ser o esporte mais praticado nas escolas.

Com a efetivação de professores na rede municipal de educação e o espaço dentro da secretaria de esportes para uma pessoa responsável pelo treinamento de handebol espero trabalhar e interagir por uma continuidade de um trabalho mais amplo onde o handebol tenha seu espaço como atividade tão apaixonante e importante que é dentro da cultura esportiva de nosso pais. Conto com o apoio de todos os que carregam o handebol com todas as dificuldades, para levantar o seu nome e então fortalecer essa tradição que os Handeboleiros a tanto buscam em nossa cidade.

Diaulas Luiz Pertence

Treinador esportivo de Handebol

0 comentários:

Postagens populares