English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 21 de março de 2008

Seleção masculina de handebol se prepara para Pequim

A Seleção Brasileira Masculina de Handebol continua na Praia Grande, litoral paulista, na segunda etapa de treinamentos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Pequim. Há, no grupo de 22 jogadores, uma mescla de juventude e experiência. Na ponta direita, o experiente Renato Tupan, 28 anos, que já participou das Olimpíadas de Atenas, é bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e joga na Alemanha desde os 24 anos, e na ponta esquerda, o jovem Marcelo Didier, que tem apenas 19 anos, ainda é da categoria Júnior, mas já ganha espaço na equipe principal e luta para realizar o sonho de disputar sua primeira Olimpíada.
“Já tinha participado de uma etapa com a Seleção Adulta, mas apenas para treinamentos. Fiz uma boa Liga Nacional no ano passado e agora estou tendo essa grande oportunidade de participar do ciclo olímpico. Estou muito feliz com essa chance e vou aproveitá-la ao máximo. O meu objetivo é buscar uma vaga no grupo e não apenas treinar”, afirma Didier, atleta do E.C. Pinheiros.O jogador conta que nesses dias de treinamentos já aprendeu muito. “Esse contato com os jogadores mais experientes está ajudando muito no meu desenvolvimento. Todos eles têm me dado várias dicas de finalização, de jogadas com efeito e diversas situações de jogo. O Tupan, por exemplo, joga na Europa, tem um estilo diferenciado, e sempre procuro prestar atenção nele para aprender cada vez mais, assim como com o Helinho, o Bruno e todos os outros atletas”, disse o ponta esquerda.
Tupan também acredita que essa integração seja muito importante. “Um dos fatos mais interessantes das fases de treinamentos com a Seleção Brasileira é essa integração entre os jogadores, um sempre ajuda o outro, dá toques, passa alguma informação diferente e acredito que isso é muito importante principalmente para os mais jovens”, explica.
O ponteiro que joga na Alemanha, no Wilhelmshavener Handball Verein, está muito animado com a fase de treinamentos na Praia Grande. “O grupo está muito motivado e todos muito focados nas Olimpíadas. Apesar do Jordi não estar nesta etapa, o Washington e toda a comissão técnica estão seguindo a mesma linha de trabalho dele e estamos fazendo uma boa preparação”, disse o jogador.
“No último Mundial fizemos bons jogos contra a Alemanha e a Polônia, que são os melhores do mundo, e a Seleção Brasileira está sendo mais respeitada. O handebol brasileiro está sendo visto de outra forma e agora todos vão jogar contra nós com mais vontade e seriedade. Com isso, temos que nos preparar ainda mais para conseguirmos melhores resultados”, finalizou.
Com alguns companheiros de Seleção jogando no exterior, Marcelo Didier conta que também já recebeu propostas. “Acho que esta ainda não é a hora de deixar o país, pois ainda não me sinto preparado. Quero jogar mais um tempo aqui e, quando for o momento certo, sair para uma boa equipe”, comentou o jogador.
Tupan apóia a decisão da jovem promessa. “Muitas mudanças envolvem a transferência para outro país e o atleta tem que estar preparado, principalmente no lado psicológico. O choque cultural é muito grande, a saudade do Brasil, da família, além da diferença no estilo de jogo de um país para outro. O jogador tem que ser consciente para decidir a hora certa, mas também não perder as oportunidades”.


A Seleção permanecerá na Praia Grande até a próxima segunda-feira (24), quando fará treinamento apenas no período da manhã e será dispensada às 15h.

Confiram a lista dos convocados: Comente essa matéria

Goleiros: Alexandre Morelli Vasconcelos (Metodista / Besni / São Bernardo – SP), Flávio Mendes dos Reis (Esporte Clube Pinheiros – SP) e Maik Ferreira dos Santos (Pinheiros – SP); Armadores: Bruno Santana (Pinheiros – SP), Bruno Souza (HSV Handball – Alemanha), Diógenes Cruz Junior (Pinheiros – SP), Fernando José Pacheco Filho (Pinheiros – SP), Guilherme Rosa Oliveira (HSG Bãmbach – Áustria), Gustavo Nakamura Cardoso - Japa (Metodista / São Bernardo – SP), Jaqson Kojoroski (Metodista - SP), Sidney Costa (IMES / São Caetano) e Uelington Silva Ferreira (Pallamano Conversano – Itália); Pontas: Fábio Vanini (Pinheiros – SP), Helio Lisboa Justino – Helinho (IMES – SP), Marcelo Didier (Pinheiros – SP), Renato Tupan (Wilhelmshavener – Alemanha) e Silvio Loureano (Unopar / FEL – PR); Pivôs: Ales Abrão Silva (IMES – SP), Alexandre Silva (Unopar - PR), Carlos Luciano Ertel – Menta (IMES / São Caetano), Danilo Paulino Silva – Pré (Metodista / São Bernardo – SP) e Jardel Pizzinatto (Metodista / São Bernardo – SP).

0 comentários:

Postagens populares