English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 21 de março de 2008

Handebol profissional adotará bola inteligente

Ao contrário do futebol, modalidade aposta na tecnologia para garantir marcações corretas

IHF adota bola inteligente para evitar injustiças e garantir marcações corretas

Mais um esporte aderiu à tecnologia para evitar polêmicas em momentos decisivos: o handebol. Após as Olimpíadas de Pequim, as maiores competições da modalidade terão uma bola inteligente, com um chip que determinará se sua superfície ultrapassou a linha do gol ou não. As informações são do jornal espanhol "As".

A medida, anunciada pela Federação Internacional de Handebol (IHF, em inglês), visa garantir as marcações corretas e acabar com a pressão sobre os juízes, que podem mudar a história de uma partida com uma decisão errada. Através do chip, a bola emitirá imediatamente um sinal aos árbitros da mesa, que poderão validar o gol.

Em 2005, durante o Mundial Sub-17 de futebol, a Fifa testou um sistema semelhante. Criticada por alguns por tirar a emoção das partidas, a bola inteligente foi descartada pela organização, pelo menos por enquanto. Segundo os dirigentes, ainda não é possível garantir a eficácia do experimento.

A Fifa chegou a testar a bola inteligente em 2005, no Mundial Sub-17. No entanto, a organização vetou a novidade por achar que ela ainda não é segura o suficiente.

Curiosamente, o presidente da empresa que desenvolverá a bola inteligente para o handebol foi jogador de futebol durante a juventude, como goleiro. Eigil Nielsen chegou a atuar pela seleção dinamarquesa na posição. Comente essa matéria

0 comentários:

Postagens populares