English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mundial Feminino de Handebol começa na próxima sexta-feira e será disputado em quatro cidades do Estado de São Paulo

Com adequações das arenas realizadas pela Effect Arquitetura, as quatro arenas sedes atendem o padrão e normas exigidos pela IHF
Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, palco da grande Final – Foto: Carlos Henrique dos Santos

Na próxima sexta-feira, 02/12, o Brasil será pela primeira vez o país sede do Campeonato Mundial Feminino de Handebol 2011, que chega a sua 20ª edição. A competição será realizada entre os dias 2 e 18 de dezembro e acontece simultaneamente em quatro cidades do estado de São Paulo: Barueri, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo.

A demanda de exaustivos processos de estudos para a adequação e adaptação dos ginásios aos padrões e normas exigidos pela IHF (Federação Internacional de Handebol) em suas respectivas cidades sede: Arena Santos, no Litoral Paulista; Ginásio José Corrêa em Barueri; Ginásio Ibirapuera, em São Paulo e Ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo, foram todos desenvolvidos pelo escritório Effect Arquitetura. Tendo como responsável Celso Grion, arquiteto, sócio-diretor da Effect que assumiu assim o cargo de Diretor para Instalações Técnicas (Technical Facilities) dentro do Comitê Organizador do Mundial.

Nestes estudos, além de adaptar os ginásios para receber a quadra oficial de Handebol, outros setores e áreas receberam atenção especial para solucionar questões relativas à funcionalidade dos ginásios durante a realização dos jogos. Entre eles, destacam-se adaptações nos vestiários, organização e distribuição das áreas de público, área VIP / Autoridades, salas para a organização do evento, salas e áreas específicas para receber a imprensa em nível mundial. “O maior desafio neste trabalho foi conseguir adequar os nossos ginásios e arenas aos padrões e normas exigidos pelo manual IHF para o evento, um exemplo de como se portar para realizar um campeonato desta importância, além do curto espaço de tempo para conciliar todas as áreas envolvidas, entre a organização do evento, cidades sedes e administradores das arenas.” diz Celso Grion.

Para escolha dos ginásios, o Comitê Organizador levou em consideração a capacidade de público, que deve ser de no mínimo cinco mil pessoas para eventos deste porte; capacidade técnica dos ginásios e arenas e a proximidade das quatro cidades com quadras capacitadas para o evento.

O Comitê Organizador do Mundial

Leon Kalin e Patric Dtrub, da IHF;

Manoel Luiz Oliveira, Presidente da CBHb;

Fabiano Redondo, Diretor Executivo;

Paula Villac, Administração;

Mauro Chekin, Diretor de Competição;

Celso Grion Diretor para Instalações Técnicas (Technical Facilities)

Maurício Fragata, Diretor de Marketing;

Dr. Leandro Lima, Médico Responsável;

Juliana Moraes, Logística;

Raimundo Oliveira, Diretor de Segurança;

Paula Vilac, Credenciamento;

Líbia Lender,Voluntária;

Glória Andrade, Comunicação/Imprensa.

O Campeonato Mundial

Data: de 2 a 18/12/2011.

24 Seleções divididas em 4 grupos.

Grupo A – Santos/SP – Arena Santos

Noruega, Montenegro, Angola, Alemanha, China e Islândia.

Grupo B – Barueri/SP – Ginásio José Corrêa

Rússia, Cazaquistão, Holanda, Coreia, Espanha e Austrália.

Grupo C – São Paulo/SP – Ginásio Ibirapuera

Brasil, Romênia, França, Tunísia, Cuba e Japão.

Grupo D – SBC/SP – Ginásio Adib Moyses Dib

Suécia, Dinamarca, Croácia, Argentina, Costa do Marfim e Uruguai.

Sistema de disputa: Os quatro melhores colocados de cada chave se classificam para as oitavas de final. A partir das quartas-de-final, dia 14, todos os jogos serão realizados na sede principal, o Ginásio Ibirapuera, em São Paulo. No dia 18 de dezembro, o Mundial será encerrado com a grande final, além da disputa da medalha de bronze, e dos dois jogos que definirão o 5º, 6º, 7º e 8º lugar. O campeão garantirá, automaticamente, vaga nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e no Campeonato Mundial de 2013, na Sérvia.


Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos

http://www.effect.arq.br/

Av. Angélica, 1814 – cj 1001/1002 – Higienópolis

São Paulo / SP – 01228-200

Tel.: (11) 2894-1074

Contribuição de Pauta:

Tiago Machado -
NAMOSKA COMUNICAÇÃO

0 comentários:

Postagens populares